Era uma vez um palhaço chamado Lorota. Ele tinha um circo pra lá de bom que ficava sempre lotado de crianças. Ele era o palhaço mais alegre e mais feliz deste mundo , o circo era a vida dele .
Com ele trabalhava: a bailarina Lili , o trapezista Pula Alto , o mágico mais sensacional da história e a fabulosa mulher engolidora de espadas .
Era um circo que levava diversão e alegria por todos os lugares onde passava
Um dia, enquanto todos estavam participando do show do circo , eis que se deu a um grande e inesperado incêndio . Foi uma tragédia!!!!
Gente! Era povo correndo pra todo lado, era lata d’água pra cima e pra baixo . Era povo gritando e o circo fogo pegando.
Puxa!! Quando terminou aquela correria toda, estavam todos exaustos e que eles puderam ver como o circo ficou!!!
Meus Deus !!! Tinha virado cinzas, era só pó!!!
Que escândalo o palhaço fez. Queria porque queria seu circo de volta. Queria porque queria sua vida de volta.
Parece que tudo tinha morrido ali, era seu fim !!!!
Naquele dia a cidade parou, todo mundo se entristeceu e o palhaço calou-se . Não havia mais alegria, não havia mais show, não havia mais espetáculos.
Por um tempo, todos ficaram sem ter o que fazer.
Foi ai , nesse meio tempo, que o mágico chamou pela bailarina , que chamou a mulher engolidora de espadas , que por sua vez chamou o trapezista para um reunião .
Nessa reunião, o mágico falava da necessidade de salvar o circo, de dar vida nova ao palhaço que só fazia chorar e chorar, queria morrer , queria sumir …
Pensaram muito no que é que podiam fazer, então a bailarina teve um idéia.
Para arrumar dinheiro é preciso trabalhar, ela podia dançar na praça, fazer o que gostava , assim passaria o chapéu e, quem sabe com o tempo arrumaria o dinheiro pra se construir um novo circo .
O mágico adorou a idéia e também disse que poderia dar espetáculos de porta em porta, assim ele estaria trabalhando pra ajudar o palhaço e a eles mesmos terem de volta o circo .
A mulher engolidora de espadas disse que também podia ajudar , ela venderia picolés, enquanto a bailarina se apresentasse .E o trapezista iria apresentar em escolas , quem sabe agora com a Copa do Mundo ,as diretoras não gostariam de suas palestras e que ele falasse aos alunos , não é mesmo ? Assim, logo todos unidos poderiam fazer o palhaço ficar feliz de novo .
E mãos à obra.
A bailarina dançava e dançava na praça e a mulher engolidora de espadas vendia que vendia picolés .
O mágico encantava as freguesas com toda sua graça, enquanto o trapezista fazia das suas nas escolas da cidade.
Assim, com a ajuda de todos na comunidade que se uniram para dar alegria ao palhaço e para também poder se alegrar com os grandes artistas do circo, dentro de pouco tempo , caindo moedinha aqui , caindo moedinha lá , quando olharam no chapéu tinham dinheiro demais !! Que felicidade !!!
Podiam agora , com o trabalho de todos comprar um novo circo .
Pois, crianças , assim aconteceu . O mágico foi buscar o palhaço, que estava vendado. E toda a cidade olhava com ansiedade qual seria a reação do palhaço diante da surpresa . Pois, foi quando, diante dos olhos do palhaço, ele viu de novo a alegria . Um circo lindo, novinho… novinho pra ele continuar dando alegrias , pra ele ter alegrias .
Assim ele pediu pra falar aos amigos .
Palhaço – Que alegria hoje vocês me deram . Eu estava triste, sem vontade de viver , mas com o gesto de vocês de solidariedade , de fraternidade no momento em que mais precisei , eu sinto que tenho agora uma nova vida ,que devo acreditar que as pessoas são boas e que elas merecem todo o meu amor .Muito obrigado , meus amigos .
E ai crianças, foi aquela festança lá no circo. Graças a solidariedade e a bondade das pessoas, o palhaço ganhou uma nova vida . E vocês? Tem ajudado as pessoas a ter uma vida melhor?Pense nisso e mãos à obra!
Historinha da semana: A riqueza nos impede de chegarmos a Deus
A riqueza nos impede de chegarmos a Deus
( narrador )Pois é, crianças, todos nós queremos entrar, um dia, pela porta do céu…Vocês não querem? (Colocar uma criança para dormir )
Como será então que acontecerá?
Vamos imaginar? Como se fosse num sonho?
Hum…Primeiro vamos imaginar a porta do céu . É parece pequena ….
Agora vamos imaginar uma porção de gente querendo entrar por esta porta…É… vamos supor, só pra nossa reflexão, que para entrar por esta porta, se ajuntem várias pessoas ao mesmo tempo, e elas ajam do mesmo modo que faziam no mundo, quando ainda eram vivas ( ação )
Todos começam a se olhar…olham a porta.
O político toma a palavra e fala:
Político – Caros colegas, estamos aqui junto a porta do céu , que por sinal , Deus economizou muito nela , como é pequena , bem diferente da minha mansão lá em Bevery Hills , esperando que ela se abra…Vejo que somos muitos e proponho que façamos uma fila democrática, pois eu, enquanto político, sou um democrata-tecnocrata-escravocrata-de-direita-esquerdante…e o momento…
Ricaço -Chega! Chega de tro-ló-ló que eu já comecei a formar a fila e sou o primeiro ( tira e empurra os outros do caminho ) porque sou o mais importante, sou o homem mais rico do mundo e não conheço fila , nunca enfrentei uma e tenho que tratar os assuntos importantíssimos aqui no céu…E, na hora em que esta porta abrir tenho que ir na frente escolher o melhor lugar, ok? Uma suíte presidencial assim de frente pra Deus, tá bom?Porque eu sou é rico!!!!!!!!!!e rico é assim com Deus !
Político– Isso não é justo! Eu ,como representante do povo, ( mostra o resto ) tenho que discordar e ir à frente… tenho que negociar aí no céu a entrada de todo mundo…melhores lugares…Tratarei de problemas cruciais de emprego, saúde, educação e claro…moradia…( alguém ai pode ,me pagar antes uma propina pra eu subornar São Pedro ?Se não pagar , não entram hein ! Eu to avisando …
Perua – Meu filho , se liberta !!!!!!!!!!! Vai saindo que eu não te dei voto algum pra você falar em meu nome aí no céu, e eu não sou povo …Pode ir pirulitando daí que eu sou muito chique e se esta porta demorar muito pra abrir eu tenho até uma chave do Paraguai que, vocês podem até dizer que é falsa, mas vai entrar nessa fechadura, viu? E tenho que ir rápido que minha bagagem está pesada viu? Vem , Leona , que nós vamos na frente , eu , modelo, manequim tenho prioridade .. o céu é dos bonitos e ricos , tem pra mais ninguém .cuidado com a minha bagagem de mão … É tanto filtro solar…É hidratante pra cuidar da cútis…Umas roupinhas para ocasiões especiais e até uma malha pra fazer ginástica, pois dizem que no céu a gente se alimenta muito e eu tenho que manter o meu corpitcho.
Ricaço- Vê se pode ! Uma perua sem classe entrar na minha frente ( bate boca com empurrão )
Maria – Ô gente, eu achava que vocês podiam deixar o Izé entrar na frente , que ele já está cansado demais…tá com bronquite-labirintite-artrite-amigdalite-otite, ta inté de braço quebrado e pé inchado de tanto andar em filas do SUS e nunca chegar a vez dele, tadinho.
Perua- Credo, Dona Maria! A senhora, a que foi minha faxineira e depois lavadeira e depois varredeira querendo entrar numa conversa tão séria, de gente graúda , gente que pode ? Essa fila aqui, meu bem , não é pro SUS, não, Dona Maria ! Mas que fedor é esse que vem da senhora . garanto que ela tomou banho no sabão de bola .
Maria (Marcela)– uai , é não , dona granfina . Agora ta usano lá na vila é esse sabão aqui , ó , reciclado , é feito de óleo que sobra das frituras , a gente faz sabão que é um beleza
Perua (Solange)– nossa, por isso seu fedor é de peixe ,
( Sarah fala –): – Bem que esses aí podiam ter ouvido a Dona Maria . A gente que é pobre, doente, já passou tanto tempo nas filas do mundo… já passou fome , frio , desprezo . Será que aqui no céu também tem discriminação ?
Político, ricaço – Ó gente, vamos entrar na fila que estou ouvindo um barulho.( Há uma briga , mas o ricaço fica na frente )
São Pedro- Olá, então vocês querem entrar pela porta do céu, não é?
Todos: – Sim!
São Pedro: – Então, você aí, você não acha que está carregando coisa demais pra passar por esta porta tão estreita?
Ricaço– É, mas tudo isso é muito importante, toda a minha riqueza…milhões, bilhões, trilhões…eu só não cheguei aos pentalhões .
São Pedro: – Bem, você não conseguirá passar com tudo isso!
Ricaço – Mas a minha riqueza é grudada em mim!Eu não vivo sem ela nem ela sem mim , nem morto eu vou largar dela ( faz um escândalo )
São Pedro: – Não interessa! Você terá que se desgrudar dela. Dê sua riqueza a cada um que precisar e os ajude… Aí você vai desgrudar da sua riqueza…( saí o 1 )
São Pedro – E você, não acha que está gordo demais?
Político – Ora, isso aqui? Uma gordurinha à toa?
São Pedro: – Mas desse jeito você não passa por esta porta!
Político Mas , São Pedro! Foram tantos jantares…tantas comilanças. Época de eleição, então, eu chegava a almoçar 5 vezes! Não dá pra manter a forma!A vida era boa demais , roubava demais , enchia os bolsos com os lobistas , acho que fiquei assim de tanta corrupção , mas não foi minha não , foram dos meus colegas …
São Pedro: – Pois agora você terá que entrar na academia do Bom caminho e gastar todas estas calorias correndo atrás de quem precisa e ajudá-los…correr atrás de quem está sofrendo e fazê-los feliz , só assim conseguirá o céu …. Vá…corra…
_São Pedro E você, hein? Que quantidade de bagagem!
Perua Quem eu ?Tá falando comigo, ou com a leona? Cê ouviu isso leona ?Ah, isso, São Pedro, é a minha quantidade mínima de apetrechos, minha bagagem básica! Como o senhor sabe eu sou muito mais linda e famosa que a Giselle bitmam , eu sou modelo- manequim preciso de toda a vaidade do mundo pra me manter linda e rica
São Pedro: – Pois você terá que entender novamente o que é básico…
Perua – Mas eu não posso viver sem a Leona …sem meus brincos…batom…e as minhas botas , ninguém merece , né
São Pedro: – Aprenda primeiro a se desfazer dos bens materiais e venha para o céu ser feliz de verdade
_São Pedro- E você? Dona Maria?
D. Maria _O senhor me conhece, São Pedro?
São Pedro: – Claro, Dona Maria! Quando a senhora lutava, lavando a roupa para sustentar a casa e ajudar os outros…quando a senhora dava o pouco que tinha para aqueles que nada tinham , quando era uma mão amiga para os doentes…quando a senhora ensinava as crianças o grande amor de Deus…a senhora já estava se preparando pra passar pelo porta do céu…pois ajuntava tesouros no coração de deus
Dona Maria: – Mas e essa trouxa de roupa que eu trouxe sem querer?
São Pedro: – Ora, nela não há nada de errado… Ela pode até ser um presente pra Deus, pois nela está a sua luta, Dona Maria!
Dona Maria: – E os meus amigos, aqui, São Pedro?
São Pedro: – Ora, todos eles também já estão prontos pra entrar na porta do céu porque vieram trazendo suas boas ações, sua solidariedade para com os pobres, sua partilha com o pouco que possuía… Não conheceram a ganância, a cobiça , nem ambição e muito menos a avareza , souberam ser humildes e agradecidos, apesar da vida tão difícil souberam juntar riquezas para o céu …
Vamos! Podem entrar! Porque para Deus não importa o que vocês têm agora , mas quem vocês são a vida toda na terra . ( entram alegres pela porta- a criança acorda do sonho )
Criança – arrumar )_Nossa! Que sonho eu tive! ( perguntar às outras)
_Vocês também tiveram? E você entendeu bem o sonho?
_É, eu entendi que na vida da gente não podemos juntar riquezas materiais , pois pra Deus elas não tem valor nenhum o que precisamos é fazer o bem, distribuir o amor, descobrir a verdadeira riqueza, porque no final passaremos direitinho pela porta do céu!